linha do tempo da bíblia

Títulos na Bíblia

Quando abrimos a Bíblia em um de seus livros, logo o após o título dele encontramos o título do capítulo que subdivide o texto bíblico, bem como uma série de subtítulos. Esses títulos ou subtítulos, escritos em negrito, resumem em temas o conteúdo de um ou mais parágrafos ou de capítulos inteiros e até mais. Contudo, esses títulos não fazem parte do texto original dos livros bíblicos. Não foram escritos pelos autores da Bíblia e, por isso, eles não podem ser usados como base para doutrinas ou posicionamentos pessoais.
Os títulos em trechos bíblicos foram acrescentados posteriormente, com a intenção de ajudar a entender o sentido do texto. Cada tradutor ou mesmo editora, coloca nos textos bíblicos os títulos que, podem ajudar os leitores e leitoras a compreender melhor uma passagem. Dessa maneira, os títulos são apenas ajuda, como são as notas de rodapé nas Bíblias de estudo, e devem ser entendidos corno tal.


Uma das mais recentes Bíblias de estudo, a ‘Bíblia de Estudo Indutivo’, não traz esses títulos, mas apenas uma linha em branco onde o próprio leitor ou leitora, de acordo com o texto que está estudando, pode colocar o seu próprio título explicativo no texto bíblico, de acordo com o sentido que descobriu dentro desse texto. 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

7 Comentários

  1. Muito bom. Tirou um pouco das dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, foi muito útil e tirou minhas duvidas ....

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, confirmou o que me falaram.

    ResponderExcluir
  4. Show. Essa era uma duvida que eu tinha, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes explicações, muito útil. Pastor, o sr. conhece alguma bíblia com os títulos e subtítulos que poderíamos baixar no computador ou celular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico o aplicativo MyBible que tem vários tipos de módulos que podem ser instalados inclusive com dicionários originais.

      Excluir
  6. Queria uma bíblia que tivesse subtítulo listados

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem