Ads Top

Títulos na Bíblia

Quando abrimos a Bíblia em um de seus livros, logo o após o título dele encontramos o título do capítulo que subdivide o texto bíblico, bem como uma série de subtítulos. Esses títulos ou subtítulos, escritos em negrito, resumem em temas o conteúdo de um ou mais parágrafos ou de capítulos inteiros e até mais. Contudo, esses títulos não fazem parte do texto original dos livros bíblicos. Não foram escritos pelos autores da Bíblia e, por isso, eles não podem ser usados como base para doutrinas ou posicionamentos pessoais.
Os títulos em trechos bíblicos foram acrescentados posteriormente, com a intenção de ajudar a entender o sentido do texto. Cada tradutor ou mesmo editora, coloca nos textos bíblicos os títulos que, podem ajudar os leitores e leitoras a compreender melhor uma passagem. Dessa maneira, os títulos são apenas ajuda, como são as notas de rodapé nas Bíblias de estudo, e devem ser entendidos corno tal.


Uma das mais recentes Bíblias de estudo, a ‘Bíblia de Estudo Indutivo’, não traz esses títulos, mas apenas uma linha em branco onde o próprio leitor ou leitora, de acordo com o texto que está estudando, pode colocar o seu próprio título explicativo no texto bíblico, de acordo com o sentido que descobriu dentro desse texto. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.