linha do tempo da bíblia

Numeração de capítulos e versículos na Bíblia


Logo depois do título, encontramos o número que se refere ao capítulo do livro que estamos lendo. A divisão da Bíblia em capítulos só foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. Segundo outras fontes, no entanto, a divisão teria sido feita pelo cardeal Hugo, falecido em 1228.

Seja como for, a divisão bíblica em capítulos surgiu aproximadamente mil anos depois do último livro do Novo Testamento ter sido escrito. Assim sendo, os capítulos também não foram colocados originalmente pelos autores da Bíblia e, por isso, não podem igualmente servir de base para criarmos doutrinas ou defendermos nossos posicionamentos.
A divisão em versículos (palavra que significa versos pequenos) foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ou seja, aproximadamente 300 anos depois que foram colocados os capítulos, é que apareceu a divisão em versículos. A divisão em versículos também só foi feita para facilitar a procura dos textos bíblicos, e não deve ser usada como base para doutrinas ou defesa de posicionamentos.

Precisamos aprender que os capítulos servem apenas para localizar facilmente o texto que estamos procurando, e não como divisão oficial do texto bíblico. O mesmo vale para os versículos, que servem para subdividir os capítulos. Os autores bíblicos escreveram os seus textos por inteiro, sem divisão. Por isso, devemos ler também os textos bíblicos sem dar uma importância indevida a essa divisão arbitrária em capítulos. 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem